NOSSA HISTÓRIA

QUEREMOS FAZER CIRCULAR AS IDEIAS!

Marina Colasanti, em seu conto “Uma ideia toda azul”, nos provoca a pensar no que fazemos com nossas boas ideias. Diferente do rei, protagonista dessa história que, temendo que alguém roube sua bela ideia, a esconde à sete chaves no quarto do sono e quando resolve usá-la percebe que a ideia continua bela, mas ele já não serve mais para colocá-la em prática se dando conta que o tempo propício passou, nós, do Trocando Ideias, queremos fazer circular as ideias!

Atuando na Educação Básica desde o ano 2000, mantenho a mesma sede por conhecimento e busca por aprimoramento da prática pedagógica. Fiz incontáveis cursos! Mas a melhor parte era voltar para escola e partilhar, trocar ideias com minhas parceiras, coordenadoras e olhar para as crianças com um novo olhar, um olhar mais apurado e conhecedor.

 

Para mim, o conhecimento só tinha sentido se pudesse ser multiplicado, compartilhado, refletido junto! Claro que nesse movimento, muitas outras ideias e conexões eu conseguia fazer.

Durante a conclusão da minha segunda especialização, que tive o privilégio de ter como professoras ícones dos estudos sobre o processo de alfabetização no Brasil como Telma Weisz, Katia Brakling e Beatriz Gouveia, o desejo de atuar como formadora de professores já estava muito latente em mim.

O Trocando Ideias nasceu nesse período, ainda como um grupo de estudos, que existe até hoje nas redes sociais, onde a proposta era fazer circular as ideias que surgiam nas riquíssimas aulas.

Em poucos meses eu já assumia grandes responsabilidades como parceira de escolas particulares que percebiam a necessidade de investir em seus professores e professoras ou de contar com uma equipe especializada para revisar e adequar os documentos internos como matriz curricular, regimento escolar ou projeto político pedagógico. Também me vi dando palestras para comunidades escolares e produzindo materiais de apoio aos professores da rede pública.

De lá para cá, nosso maior empenho tem sido contribuir com a formação integral de pessoas, começando pelo desenvolvimento de competências e habilidades nos educadores para que estes possam ser provedores do desenvolvimento pleno dos estudantes, especialmente no que diz respeito à construção de sua personalidade e à conquista da sua autonomia cognitiva, afetiva e moral.

Muitas pessoas fazem parte desse projeto: professoras, professores e psicólogos que dedicam sua vida à Educação e que não se cansam nunca de estudar, pesquisar, ouvir, dialogar, ensinar, mas acima de tudo, que vivem Trocando Ideias!

Profa. Thaís Sindice Fazenda Coelho

Fundadora do Trocando Ideias

Fundadora do Trocando Ideias.

Pedagoga, Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), especialista em Educação para o Pensar pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e em Alfabetização pelo Instituto Vera Cruz (ISEVEC). Com mais de 20 anos de experiência na Educação Básica, atualmente desenvolve programas de formação para professores, pesquisas e materiais didáticos. É membro do Grupo de Pesquisas em Desenvolvimento Moral (GPDM) do Instituto de Psicologia da USP e Assessora de Formação Profissional na Prefeitura de São Caetano do Sul.

Alice Proença

Doutora em Educação e Currículo pela PUC/SP, Mestre em Didática pela FE-USP, historiadora. Fundadora do GEP, grupo de estudos sobre projetos na abordagem de Reggio Emília, professora da pós graduação do Instituto Singularidades, e coordenadora do projeto Paz se faz com Arte em parceria com MAM e Aliança pela Infância. Autora do livro Prática Docente e de artigos em revistas especializadas. Avó de 4 tesouros.

Luiz Carlos Menezes

Luis Carlos Menezes é professor sênior do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e coordenador acadêmico da cátedra de educação básica do Instituto de Estudos Avançados da USP. Bacharel em Física (Universidade de São Paulo, 1967), mestre em Física (Carnegie Mellon University, 1971), doutor em Física (Universitat Regensburg,1974). Atua na área de Educação, em formação de professores, ensino básico, ensino de física e de ciências.

Rosângela Veliago

Graduada em Pedagogia pela PUC-SP, atua na área da Educação há mais de 30anos. Foi Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental na Rede Municipalde São Paulo e, depois, Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil daCooperativa Educacional da Cidade de São Paulo, uma escola com projetoeducativo inovador mantida por pais. Integrou a equipe de formadores da SecretariaMunicipal de São Paulo na Gestão Paulo Freire e participou da equipe decoordenação nacional dos programas Parâmetros em Ação e PROFA – Programade Formação de Professores Alfabetizadores, do Ministério da Educação.Atualmente é Diretora Pedagógica de Educação Infantil e Coordenadora de EnsinoFundamental, trabalhando também como assessora e formadora de equipes deescolas públicas e privadas. É coautora dos livros didáticos de Língua Portuguesapara o Ensino Fundamental I do Projeto Presente, da Editora Moderna.

Maria Belintane

Profª Drª @maria.belintane – Membro do LPG/FE/UNICAMP

Doutora em Educação pela UNICAMP, especialista em Desenvolvimento Humano e em Educação Econômica (financeira e de consumo), economista, pedagoga e escritora. Desenvolveu o Programa de Educação Econômica – Financeira e para o Consumo Consciente para a Educação Infantil e para o 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Tem 30 anos de experiência na Educação. Tem dois grandes objetivos ao utilizar seu canal @maria.belintane. O primeiro é divulgar conhecimento científico produzido na área da Educação, de forma que atinja o maior número de pessoas possível; o segundo é divulgar conhecimento na área de Educação Econômica.
Luciana Maria Caetano
Luciana Maria Caetano é professora Livre Docente de Psicologia do desenvolvimento infantil no Instituto de Psicologia da USP, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Moral, mãe do Daniel (7 anos) e madrastra do André e da Marina, Luciana se dedica há mais de 15 anos a investigar as relações entre pais e filhos, escola e família. Autora dos livros “O conceito de obediência na relação pais e filhos” e “É possível educar sem palmadas?

Elaine Cristina Vidal

Profª Mª Elaine Cristina Vidal

Elaine é formada em Letras e Pedagogia, especialista em alfabetização, mestre e doutoranda em Linguagem, Psicologia e Educação pela USP. Pesquisadora, atuou como professora e coordenadora pedagógica em todos os níveis da Educação Básica. Atualmente, é professora universitária e trabalha com assessoria pedagógica e formação continuada de professores de redes públicas e privadas, em todo o Brasil.

Simone S. Drigo
Simone S. Drigo é psicóloga clínica, especialista em Neuropsicologia e em Terapia Cognitivo Comportamental. Mestranda no Instituto de Psiquiatria USP, possui atualização profissional em Testes Psicológicos, Escalas de Desenvolvimento, Instrumentos Neuropsicológicos e Reabilitação Cognitiva, com foco em TDAH, Dislexia, dificuldade de aprendizagem, transtornos do humor e autismo. Estudiosa da Psicanálise e membro de grupos de estudos sobre Lacan, Freud, Melaine Klein e Jung, acumula longa experiência em atendimento clínico e avaliação neuropsicológica de bebês, crianças, adolescentes, adultos, idosos, e orientação parental. Coautora do livro “O BEBÊ PREMATURO- atenção e cuidados”.
Rodney Costa

Rodney é mestre em Psicologia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista, no campus de Assis, e doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São (USP). Atuou sempre dentro do serviço público, especialmente na área de psicologia escolar e saúde mental. Atualmente é professor universitário e desenvolve pesquisas sobre o mundo do trabalho docente e o esgotamento psíquico. Autor do livro “A Escola Adoecida: Ansiedade, Depressão e Síndrome de Burnout” da Editora Caravanas Editorial.Coautora do livro “O BEBÊ PREMATURO- atenção e cuidados”.

Rafaela Zago Ottati

Rafaela é educadora, psicóloga e especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e mestranda em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP) com vasta experiência em psicologia escolar. Desenvolve pesquisas sobre comportamento infantil e atua como psicóloga clínica abrangendo as variadas demandas de saúde mental.

Priscila Galhardo

Priscila é psicóloga, doutoranda pelo Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP) e Mestre pelo mesmo programa da USP. Especialista em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), desenvolve estudos na área da Psicologia do Trabalho e Psicologia do Desenvolvimento Moral. Atualmente é coordenadora e professora dos cursos de Pedagogia e Psicologia na Faculdade Lusófona de São Paulo (FL-SP) e também coordena o Núcleo de Educação e Trabalho na mesma instituição. Atua como psicóloga escolar no Colégio Português de São Paulo e é membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia do Desenvolvimento Moral (GPDM) do IP-USP.

Cristiano Alcântara

Pós-doutorando na PUC-SP, doutor pela mesma instituição, Mestre pela ECA-USP, graduado em Pedagogia e Letras. Coordenador Pedagógico na Prefeitura Municipal de São Paulo e Coordenador do curso de Pedagogia da Faculdade Phorte. Líder do GCOL (Grupo colaborativo de estudo e pesquisa da formação continuada docente).

Antonieta Megale

Formada em comunicação social e pedagogia. Mestre em linguística aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutora em linguística aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), realizou estágio doutoral na Universidade de Viadrina (Alemanha). Coordena o curso de pós-graduação em Educação Bilíngue e a extensão do Instituto Singularidades, onde atua também como professora no curso de pedagogia. É membro do grupo de estudos de Educação Bi/multilíngue (GEEB) da PUC/SP. Atua também como docente em diversos cursos de pós-graduação e extensão por todo o Brasil e como assessora na área de linguagens em instituições de educação básica.

Denise Lam

Denise Lam é diretora escolar, idealizadora do TEAjudo.aprender, formada em Letras pela PUC-SP e em Pedagogia pelo Centro Claretiano, coordenadora do programa internacional IB-PYP, responsável pelo departamento de inclusão e educação especial da escola em que trabalha.

Beatriz Ferraz

Beatriz Ferraz é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP, com especialização em Liderança em Políticas para a Primeira Infância pela Harvard University, em Introdução à pedagogia pikleriana pela Fundação Léczy pela criança (Budapeste/Hungria) e em A cotidianidade nas escolas de Reggio Emilia pelo Centro Internacional Loris Malaguzzi (Reggio Emilia, Itália).

É sócia diretora da Escola de Educadores, espaço de formação, consultoria e produção de conhecimento em educação, com especialização na etapa da Educação Infantil. É também diretora pedagógica da Escola de Educação Infantil Global Me.

Atuou em diversos Projetos junto ao Ministério da Educação, entre eles: Coordenadora de Técnica do PNLD de Educação Infantil no ano de 2020, consultora na revisão dos Parâmetros Nacionais de qualidade da Educação Infantil, autora do conteúdo da ferramenta curricular da Educação infantil do site basenacionalcomum.mec.gov.br e autora de texto de apoio e leitora crítica da Base Nacional Comum Curricular.

Denise Guilherme

Escritora, educadora, Mestre em Educação pela PUC-SP. Idealizadora do Clube de Leitores A Taba (www.ataba.com.br): empresa de curadoria de livros infantis. Formadora de professores e consultora na área de projetos de leitura para diferentes organizações como Fundação Itaú Social, Associação Nova Escola, Editora Moderna, Grupo Somos entre outros. Professora no curso de Pós-graduação Livros para crianças e jovens: teoria, mediação e crítica, no ISE Vera Cruz, em São Paulo.

Renata Grinfeld

Formada em Psicologia (USP) e Pedagogia (Instituto Singularidades), com especialização em Alfabetização (ISEVEC), pós-graduação em Psicologia Educacional (UBA) e mestranda em Políticas Públicas e Gestão em Educação (USCS). Começou sua trajetória como professora na Educação Infantil e no 1º ano do Ensino Fundamental. Trabalhou como formadora de professores nos projetos Trilhas e Comunidades de Aprendizagem (Instituto Natura Brasil e América Latina) e coordenou o Projeto Comunidades de Aprendizagem na Argentina (CIPPEC). Desde 2018 trabalha na Comunidade Educativa CEDAC, onde atuou como formadora no Programa Myra, coordenou a publicação Diálogo Escola-Família da Ed. Moderna e atualmente coordena o Ioeb (Índice de Oportunidades Educacionais Brasileiras) e o Programa Eduquidade, em parceira com a Porticus, Unicef e Centro de Referência em Educação Integral.

Fernanda Beatrice C. Nonato

Mestre e Doutora em Tecnologia Nuclear pelo IPEN/USP. Formada em Física Médica pela USP de Ribeirão Preto. Professora de Matemática do Ensino Fundamental I e II, também de física, química e matemática para curso preparatório de cursinho pré-vestibular. Professora de Física das Radiações para graduandos em Tecnólogo de Radiologia. Estudiosa do Mentalidades Matemáticas e da Neurociência em Educação Formadora e Assessora de matemática do Trocando Ideias.

Claudia Siqueira

Claudia Siqueira atua há mais de 30 anos na área de Educação. Historiadora e pedagoga fez magistério com especialização em Educação Infantil. É pós-graduada em "Aperfeiçoamento de docentes de Educação Infantil e Ensino Fundamental" pela PUC e em "Pedagogia de Projetos e Tecnologias Educacionais" pela USP. Tem como foco de pesquisa e estudo a Primeira Infância. Cursou especialização no tema em Harvard em 2015 e Metodologias Educacionais na Universidade de Stanford. Professora de pós-graduação na área de Educação. Apresentou projetos de educação em várias regiões do Brasil, no Japão, EUA, América Latina e Europa, atua como consultora educacional em escolas do país e ministra palestras em congressos nacionais e internacionais. Autora de livros na área de Educação e 1ª Infância, também escreve para revistas na área de educação. Foi palestrante do TEDX Educação 2017. É diretora do Instituto Sidarta, responsável pela gestão de projetos socioeducativos, publicações científicas, formação de educadores e articulações entre políticas públicas e iniciativas privadas.

Fátima Fonseca

Pedagoga e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atuou como professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental na Prefeitura de São Paulo e como orientadora pedagógica na prefeitura de São Bernardo do Campo. Professora Universitária nos cursos de Pedagogia no Centro Universitário da Fundação Santo André e na FAPSS - São Caetano do Sul. Colaborou com o Destaques da Revista Emília - leitura e livros para crianças e jovens.

Coordenadora da área de Língua Portuguesa na Comunidade Educativa CEDAC e formadora de profissionais da educação.

Érica Cristina Sena

Mestre em Educação - formação de professores (USCS). Professora especialista em didática. Atua como professora na educação básica da rede pública. Autora de artigos sobre formação de professores iniciantes. Atuou como coordenadora pedagogica, lecionou na educação básica privada e formadora do PNAIC. Desenvolve programas de formação continuada para professores iniciantes no Trocando ideias.

Rosaura Soligo

Formada em Psicologia e Pedagogia, mestre e doutora pela Faculdade de Educação da Unicamp, coordenadora de projetos do Instituto Abaporu. Foi formadora na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo na Gestão Paulo Freire, coordenou a Escola Cooperativa da Cidade de São Paulo (fundada por pais de alunos), integrou a equipe de consultoria a programas de formação e reorientação curricular do Ministério da Educação – com destaque especial para o PROFA|Programa de Formação de Professores Alfabetizadores – e atualmente desenvolve grupos independentes de formação continuada, cursos de extensão na Unicamp e assessoria para instituições educativas públicas e privadas.

Carmen Silvia Carvalho

Mestre em Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano pela USP, psicopedagoga e professora de Cultura de Paz da Associação Palas Athena. Autora da coleção Construindo a Escrita, do livro A teia da vida e do capítulo A arte de conviver - mediação de conflitos na escola, do livro Professores Extraordinários. Atualmente Carmen atua na educação formal como psicopedagoga, atendendo crianças e jovens com dificuldade de aprendizagem e na área social como facilitadora no projeto Se liga Moçada de prevenção à violência contra a mulher, e no curso de formação para o mercado de trabalho de mulheres vítimas de violência do projeto Bem Querer Mulher.

Betânia Alves Veiga Dell’Agli

Psicóloga pela PUCCAMP, Especialização em Educação Especial pela UFMS, Mestre e Doutora pela Faculdade de Educação da UNICAMP, Pós-Doutora em Ciências Médicas pela FCM da UNICAMP. Docente da UNIFAE desde 2003. Professora Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da USP. Fundadora e Coordenadora do Centro de Atenção à Aprendizagem e ao Comportamento Infantil Casulo desse 2007. Realiza pesquisas sobre afetividade, neuropsicologia em crianças com desenvolvimento atípico.

Lino de Macedo

Graduado (1966) em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto, Mestre (1970), Doutor (1973) e Livre Docente (1983) em Psicologia pela Universidade de São Paulo.
Membro da Academia Paulista de Psicologia e Professor Emérito pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) onde exerceu o cargo de Professor Titular.
Atualmente, integra a Cátedra de Educação Básica no Instituto de Estudos Avançados, USP, é assessor do Instituto Pensi, Fundação José Luiz Egydio Setubal, membro do Comitê Científico do Núcleo Ciência pela Infância e da diretoria da ANEBHI.
Estuda o valor dos jogos e brincadeiras na Psicologia, Educação e Saúde, bem como a importância da promoção dos processos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil.

Cilene Tineli

Mestre em Psicologia da Educação pela PUC/SP. Pedagoga, Psicopedagoga e especialista em Alfabetização/letramento. Cursando pós-graduação em Educação e Natureza na Universidade Milano-Bicocca com a colaboração das Universidades de Bologna, Parma e Valle d’Aosta. Atuou no Brasil como professora, coordenadora e orientadora educacional de Educação Infantil e Ensino Fundamental/anos iniciais. Atualmente morando em Reggio Emilia e atuando como Representante Internacional das Escolas Pequenitos/ Jardim dos Pequenitos/ Il Sole na Itália, fomentando intercâmbios de projetos de estudos e formação entre Instituições italianas e brasileiras.

Almir Vicentini

Palestrante, autor de livros sobre Gestão Escolar, Analise Comportamental e Socioemocional. Coordenador de Pós Graduação das Universidades (Municipal de São Caetano, São Camilo e Estácio). Curador e Embaixador em Educação da Full Sail University (EUA). Diretor Pedagógico do Grupo Escola Mais.

Kátia Stocco Smole

Diretora do Instituto Reúna, fundadora do Grupo Mathema. Doutora e mestre em educação na FE-USP, é ex-secretária de Educação Básica do MEC.
Beatriz Gouveia Mestre em Psicologia da Educação pela PUC/SP.

Diretora da Educação Infantil e 1o ano do Colégio Santa Cruz em São Paulo. Formadora do Instituto Avisa Lá. Assessora de redes municipais e particulares de educação. Participou da elaboração do material videográfico e impresso do PROFA – Programa de Formação de Professores Alfabetizadores do MEC e foi responsável pela coordenação pedagógica dos materiais de formação de coordenadores: Coordenador Pedagógico: função, rotina e prática e de equipes técnicas municipais: Gestão Pedagógica da rede de ensino, ambos, distribuídos pelo MEC.

Iniciar conversa
1
Trocando Ideias
Olá!
Como posso te ajudar?